Skip to main content

Faculty

Adriana Salomão

ADRIANA SALOMÃO, nascida e criada no Rio de Janeiro, possui vasta experiência profissional nas modalidades sapateado, jazz e dança contemporânea. Graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, participou como bailarina em programas de TV, musicais, cinema e shows, setores em que atualmente está presente como coreógrafa. Integrou a “Cia Steven Harper” e “Cia Nós da Dança”, destacando apresentações na Europa e nos Estados Unidos.

Ministrou aulas no Centro de Artes Nós da Dança, CEFTEM e Workshop de Teatro Musical M&B. Participa dos principais festivais de dança do país, como jurada, professora e/ou artista convidada. Na Europa, destaca a participação no quadro docente do Montpellier Tap Festival. Integrou o quadro de diretoria e comissão artística do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro. Em parceria com Steven Harper apresenta o espetáculo Saguibatu, coreografa comissões de frente no carnaval carioca e coordena há 19 anos o festival Tap in Rio. Divide seu tempo entre o Brasil e a França desde 2017.

Ana Formighieri

ANA FORMIHIERI é professora e coreógrafa, natural do Paraná/Brasil, e carioca de coração há mais de 20 anos. Formada em dança pela UFRJ, e pós graduada pela Faculdade Angel Vianna, tem notada experiência na formação de bailarinos ensinando principalmente jazz e dança contemporânea. Foi professora e coreógrafa regular no CAND por 13 anos, hoje ensina no La Danse Art e Cia. Como bailarina já participou de diversos programas de TV, shows e grandes eventos, integrou a cia Nós da Dança por mais de uma década. Foi assistente de ensaios na Focus cia de Dança e coreografa casais de mestre sala e porta bandeira há 12 anos no carnaval do Rio alcançando diversas premiações e notas máximas.
Ah, Ana é mãe de 3 e já fez parte da equipe de produção do Tap in Rio!!!

Bruna Miragaia

BRUNA MIRAGAIA é especializada em sapateado americano e sapateado infantil através do Curso de Metodologia Lúdica de Ensino de Sapateado “Cartilha do Tap”. Iniciou seus estudos em 1987, em Ballet, Sapateado e Jazz na Academia Cristina Cará e os atualizou na "Broadway Dance Center" e "Steps On Broadway" e no Jazz City Tap em NY. Em 2013 fundou a COM PASSO Cia de Dança na qual atua como diretora geral e artística, coreógrafa e professora. Participou do Youth America Grand Prix; como coreógrafa no programa, “Se Ela Dança Eu Danço”, e no evento Janas & Friends, além de coreografar para o UAI Q DANÇA em 2018, para o novo Espetáculo da OBS, e para KS - Cia Kika Sampaio. Atualmente atua como coaching de sapateado na Experimental de Dança de Ubatuba e vem recebendo premiações especiais e de destaques como: revelação, melhor coreógrafa, melhor concepção cênica e melhor grupo de sapateado nos maiores e mais importantes festivais do país desde 2010. Bruna recebeu também o Troféu Kika Sampaio pela excelência no trajeto com o trabalho de sapateado.

Bruno Maria

BRUNO MARIA é bailarino, sapateador e coreógrafo profissional, residente do Rio de Janeiro. Bruno pratica a arte de dançar há 20 anos. Começou aos 6 anos em sua cidade natal (Araraquara SP) no projeto social chamado Ritmus, que futuramente veio a se tornar a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira onde se formou em 2011.

Como bailarino, foi integrante da Comissão de Frente da GRES São Clemente no grupo especial do Carnaval do RJ, bailarino da Rock Street Mediterrâneo no Festival Rock in Rio Brasil 2022 e recentemente foi Vice Campeão no Festival de Dança de Joinville na categoria solo masculino Sênior (2022). Além disso participou de diversos festivais de sapateado como: Tap in Rio (RJ), Floripa Tap (SC), Encontro Dos ritmos (SP), DC tap Festival (EUA), entre outros.

Há 6 anos ministra aulas regulares e workshops sendo alguns deles a da Maratona do Tap 2° edição (online) e do projeto BLM Brasil onde ministrou aula na plataforma das Syncopated Ladies (EUA). Atualmente na Academia La Vie Danse e no Studio Art Dance Junior Freitas, além de ser integrante da Cia Trupe Toe de sapateado, ministrada por Marina Coura em Florianópolis e também a Cia Giuliano Antônio ministrada pelo mesmo no RJ.

Chloe Arnold

CHLOE ARNOLD. Coreógrafa indicada ao Emmy, a estrela de sapateado internacional Chloe Arnold, foi descoberta ainda pequena em Washington, DC, pela lendária Debbie Allen. Chloé já se apresentou em palcos do mundo inteiro. Sua coreografia foi apresentada em mais de 50 episódios de The Late Late Show com James Corden, incluindo o sucesso Crosswalk The Musical, Aladdin com Will Smith, Mena Massoud e Naomi Scott, assim como em programas de sucesso como So You Think You Can Can Dance, Good Morning America, o programa Black Lady Sketch da HBO, e em campanhas nacionais para Special K, Macy's, GAP, Aldo/Refinery 29 e Cantu.
Chloe é a diretora artística e fundadora da Syncopated Ladies, uma companhia de sapateado feminina que é amplamente conhecida pelos vídeos virais que acumularam mais de 50 milhões de visualizações. As mais bem sucedidas sendo sua homenagem ao Prince e seu cover de Beyoncé's Formation, que a própria Beyoncé compartilhou em todas as suas redes sociais e em seguida contratou Chloe e as Syncopated Ladies para atuarem no seu lançamento da linha de roupa Ivy Park no TopShop, Londres. Chloe e sua companhia se apresentaram ao vivo no Good Morning America do ABC e tiveram shows esgotados em Los Angeles, Dubai, New York City e Washington, DC, recebendo críticas do The New York Times e muito mais.

Cinthia Santos

CINTHIA SANTOS é dançarina, professora, produtora, pesquisadora e estudante de história pela UERJ. Se dedica as danças do Swing Jazz, sua ancestralidade como afro-americana, sua cultura e suas vertentes desde 2009, se aperfeiçoando no Lindy Hop e no Authentic Jazz. Também participou de eventos na Argentina, Estados Unidos e Suécia. Em 2019 participou do I Curso de Extensão em Danças Negras Contemporâneas pelo EEFD-UFRJ. Como professora, já atuou em festivais em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro, também já deu aula para os grupos Guardian Baltimore (USA) e Catscorner (Canadá). Como pesquisadora, participou de debates ao vivo em canais de escolas de dança de Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro e foi uma das roteiristas nos podcasts "Vamos Dançar Jazz?" e o Na Esquina com Jazz.

Atualmente faz parte do coletivo Lindy Riot atuando dando aulas e na produção de eventos, promovendo a democratização da cultura do jazz no Rio de Janeiro. Inclusive, está na organização principal da edição da América Latina do maior campeonato de Lindy Hop do mundo, o ILHC, que acontecerá em 2023.

Erica Belo

ERICA BELO, da cidade do Rio de Janeiro, transita pelo universo da dança a mais de 30 anos. Com formação profissional nas modalidades de sapateado, jazz e balé clássico, integrou a Cia de Ballet do RJ e a Orquestra Brasileira de Sapateado, além de ter participado de diversos trabalhos independentes. Especializou-se com nomes nacionais e internacionais renomados no Brasil, e em Nova York, na Brodway Dance Center e Steps on Brodway.
Atuante na área da dança como professora, ensaiadora e coreógrafa, obteve premiações especiais em festivais dentro e fora do circuito carioca. Jurada/professora convidada em diversos eventos, tais como Tap in Rio (desde 2011). Colaboradora do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ nas modalidades jazz e sapateado, já participou das provas de obtenção de DRT ministrando prova ou como banca avaliadora e, recentemente, participou como professora na Semana da Dança SPDRJ. Foi coordenadora de sapateado no Studio Arte e Dança Betina Guelmann e na Escola de Dança Marta Bastos, entre 1994 e 2018. Atualmente é Codiretora do Tap Carioca Grupo Independente, onde dirigiu e coreografou em maio de 2022, o espetáculo Sou Carioca, sou do Rio De Janeiro, juntamente com sua filha e também sapateadora Beatriz Belo.

Estefanía Porqueras

Gabriel Demartine

GABRIEL DEMARTINE é produtor, performer, coreógrafo e stage manager. Formado pela Universidade Federal Fluminense em Produção Cultural, com extensão em Teatro Musical (Performer & Coreógrafo) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Estudou Jazz Dance, Ballet (Clássico e Moderno) e Dança Contemporânea no Centro de Artes Nós da Dança e formou-se em Tap Dance pela Metodologia de Steven Harper (Professor & Performer) com Steven Harper. Dentre seus principais trabalhos estão, a versão brasileira do musical da Broadway Uma Linda Mulher - O musical e os musicais originais brasileiros Ayrton Senna - O Musical que também foi gravado em formato de filme, Chacrinha - O Musical e Kafka e a Boneca. Em 2016 coreografou o musical original "O Mambembe - um musical brasileiro" no Rio de Janeiro e em 2022 foi coreógrafo assistente na Rock Street Mediterrâneo no Rock in Rio. Na TV se apresentou como bailarino na novela Novo Mundo e na série Vicky e a Musa na Rede Globo. Trabalha no Carnaval durante 10 anos como bailarino e Assistente de Coreografia, além de ser Diretor de produção no Festival Tap in Rio. Como professor e coreografo ministrou cursos regulares e master classes no Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical e lecionou e coreografou espetáculos universitários na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Gabriella Castro

GABRIELLA CASTRO estuda dança há 28 anos. Graduada em Educação Física (UFRGS), é bailarina, professora e coreógrafa de Sapateado e Danças Urbanas. Atualmente é diretora da Cia de Dança Karin Ruschel e sapateadora no show A Sbørnia Kontr’Atracka.

Foi bailarina da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, da New School Dreams, da Ânima Cia de Dança, da Devir Tap Band, da Cia Laboratório da Dança, entre outras. Participou como coreógrafa e bailarina de diversos eventos e festivais como Concerto Música de Cinema com a orquestra da OSPA, Porto Alegre em Cena, Natal Luz de Gramado e Festival de Dança de Joinville.

Foi contemplada com bolsas para os festivais de sapateado Bojangles Tap Party de Buenos Aires em 2022 (vencedora de La Cruzada), Los Angeles Tap Festival em 2015 e 2012, Tap in Rio em 2013 (vencedora do Desafio Feminino 2012) e New York Tap City em 2011 (vencedora do Take to the Studio). Em 2009, morou em Londres e Barcelona onde ministrou e atendeu aulas de dança.

Giuliano Antônio

GIULIANO ANTÔNIO é sapateador profissional de Araguari, MG. Formado pelo projeto Adote um Artista e pelo Studio A de dança, ele despontou desde seus 15 anos de idade como um dos mais promissores dançarinos da nova geração do Brasil. Vencedor do “Desafio Tap in Rio” (2011) e do prêmio de “Melhor Bailarino” do Festival Dançaraxá (2015), ele viajou pelo Brasil, Estados Unidos e Argentina ensinando e se apresentando como artista convidado.
Reside atualmente em Washington-Dc nos Estados Unidos. Em 2018-2019, integrou a companhia Sole Defined, que realiza shows misturando sapateado, stepping e a ginga da black music.
Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Esamc Uberlândia em 2017 ele atua no mercado prestando consultorias em marketing e design para artistas, festivais e escolas de dança. Diretor da Giuliano Antônio Marketing, ele possui em seu portfólio casos de sucesso em marketing no Brasil e nos Estados Unidos tais como o Tap in Rio, Encontro dos Ritmos, Chloe and Maud Arnold Productions e DC Tap Fest.

Josh Antonio

JOSH ANTONIO é professor residente no Projeto Spot, no Sesc Ramos e diretor coreográfico do grupo Bonde do Jack. Já ministrou workshops em diversos lugares do Brasil, assim como na Áustria e Argentina. Dentre eles, foi professor de House Dance no Rio Hip Hop Kemp (H2K 2017), no Encontro House Dance Campinas (2018), no Intensivão de Verão na Casa da Dança Tati Sanchis (SP - 2018) e no Urban Conference (RJ - 2015, 2016, 2017, 2018). Durante sua carreira, foi integrante do Projeto Social do Centro de Movimento Deborah Colker, com o qual se apresentou na 14ª Biennale de La Danse de Lyon, na França, em 2010. Também já fez parte do Grupo de Rua de Niterói - GRN, do diretor Bruno Beltrão, com o qual já se apresentou em diversas cidades do Brasil e da Europa (2011 - 2014) e da Companhia Crütz (2015-2017). Foi professor e coreógrafo do grupo musical Dream Team do Passinho (Clipe "De Ladin" e música "Time que Sonha"). Dançou no elenco profissional na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, participou do clipe "Outro sim - Fernanda Abreu" e da performance Moda em Movimento, com direção coreográfica de Flávia Tápias e concepção de Guto Carvalho Neto. Em 2018 participou como dançarino de Krump do programa Amor & Sexo e foi assistente de coreografia do comercial da TIM.

Kim Pereira

KIM PEREIRA iniciou seus estudos em 1987 no Rio de Janeiro e concluiu-os nos Estados Unidos no Percussion Institute of Technology, em Hollywood, CA. Gravou e tocou com os artistas Ângela Ro Ro, Kelly Key, Rita Beneditto, Sidney Magal, Bebeto, Tony Platão, Léo Maia, João Sabiá, Toledo Uletaka, Orquestra Republicana, Sururu na Roda, Farofa Carioca, Zero, Ozomatli, Victor Biglione, Osmar Milito, Sidney Linhares, Marcos Amorim, Chico Batera e Davy Mooney. Fez também os musicais Cabaret Brazil, Broadway in Café, Peep show, Weill Cabaret, Estatutos de Gafieira, Tim Maia, Jim Morrison, Wilson Simonal, Sambra, Show em Simonal and Bossa Nova em Concerto. Lecionou nas escolas de música Cigam, In Cocert e Musiarte e leciona atualmente na Maracatu Brasil, no Rio de Janeiro. Kim é patrocinado pelas empresas RMV, Istanbul Mehmet, Power Click, Vector, Mr Mix e Luminote.

Leo Dias

LEO DIAS é licenciado em Teatro pela UFRGS, e professor da cidade de Viamão (RS) Iniciou no Sapateado em Porto Alegre em 1994 com Isabel Willadino e deu continuidade em workshops com grandes mestres da cena brasileira e internacional. Atuou como professor, coreógrafo e performer nas últimas duas décadas, ajudando a impulsionar a modalidade no estado. É flautista, e vem trabalhando como tal junto à cena flamenca portoalegrense nos últimos 10 anos. Participou de diversos espetáculos, nas funções de ator, sapateador, compositor e músico, tendo colaborado com coletivos de diferentes vertentes artísticas. Criador do projeto ILHA – Pesquisa em Tap, destinado à pesquisa, produção e divulgação do Tap em português. Neste, desenvolve sua pesquisa sobre improvisação, e o podcast "A Voz Dos Pés". Ganhador do Prêmio Açorianos Destaque Sapateado em 2015 e 2020. Indicado ao mesmo prêmio por Melhor Trilha Sonora no ano de 2016. Juri do Festival de Dança de Joinville (2018 e 2019) e do Prêmio Desterro (2019). Ganhador de bolsas do Tap In Rio para o Chicago Human Rhythm Project (2012) e New York Tap Festival (2020).

Lucas Bazanella

LUCAS BAZANELLA é nascido em Itatiba-SP e em sua cidade começou seus estudosde Dança e Música como Sapateado, Jazz e Danças Urbanas; Bateria e Violão. Após seu grande interesse, foi ampliar seus estudos,nas modalidades, em Campinas-SP no Conservatório Carlos Gomes.
Com seu alto desempenho e interesse ao Sapateado Americano, foi se destacando na modalidade, tornando-se seu carro chefe. Ingressou na Cia Tinkle Group com direção de Derick Jacinto em 2013, permanecendo até 2019.Teve especialização em grandes eventos de Tap como Encontro dos Ritmos,Tap In Rio e Brasil International Tap Festival.Lucas foi contemplado com bolsas internacionais e estudou em DC Tap Festival (2017,2018), Stockholm Tap Festival (2016) e Broadway Dance Center (out.2015).
Estudou com grandes nomes nacionais e Internacionais como Derick Jacinto,Charles Renato, Geraldo Junior ,Ana Tomioshi, Chris Matallo, Luciana Petsold; Jason Samuels Smith,Star Dixon, Antony Morigerato, Michelle Dorrance, Nicholas Young e Chloe Arnold.
Obteve grandes Prêmios como Festival de Dança de Joinville -Tricampeão (2012,2022 e 2023) na categoria Solo Masculino Sênior, com indicação de melhor bailarino e melhor coreógrafo e Tricampeão como bailarino da Cia Tinkle Group na categoria conjunto sênior.
Atualmente Lucas ministra aulas regulares, ingressa a Cia Tap New Generation,Diretor da Cia Tap Style, professor,performer e jurados de grandes festivais de Sapateado pelo Brasil como Copasetic,Encontro dos Ritmos e Aflora Tap Festival;viaja pelo Brasil ministrando workshop, e trabalhando como coreógrafo.

Lucas Freitas

LUCAS FREITAS iniciou seus estudos do sapateado em 2011 na Companhia Brasileira de Sapateado (CBS), na cidade de São José dos Campos, São Paulo, Brasil. Desde então, se faz presente em diversos festivais ao redor do país, tendo oportunidade de aprender de grandes nomes do sapateado nacional e internacional. Depois de anos estudando fora do estado para garantir sua graduação em Ciências Biológicas, voltou focado em aprimorar seus conhecimentos técnicos e artísticos dedicando muitas horas em aulas e estudos. Ganhou bolsas de estudos para festivais importantes como DC Tap Festival, Jazz City Tap Festival, UK Tap Festival, Tap in Rio, Encontro dos Ritmos, dentre outros. É membro fixo do New Generation, companhia de sapateado que se apresenta ao redor do Brasil. Atualmente faz aulas de sapateado na Com Passo Cia de Dança, em São José dos Campos, São Paulo.

Luciana Petsold

LUCIANA PETSOLD é bailarina e sapateadora formada em Dança pela Academia Tereza Petsold, onde leciona, e é profissional pelo Sindicato de Dança do Estado do Rio de Janeiro. Integra banca de júri em festivais e também para provas de profissionalização do Sindicato. Foi integrante da Cia Carioca de Sapateado, com direção de Thiago Marcelino e Leonardo Sandoval. Participou de inúmeros Festivais Nacionais e internacionais de sapateado sendo vencedora da Batalha de Sapateado do Tap in Rio em 2013. Foi selecionada e participou de projetos como: Jason Janas e Friends em Curitiba/PR, Encontro dos Ritmos SP (com coreografias de Michelle Dorrance), musical "Dercy de Verdade" coreografado por Kika Sampaio e Caio Nunes, entre outros. Já ministrou workshops de sapateado em grandes cursos pelo Brasil. Atualmente, é coreógrafa convidada para o novo espetáculo da Orquestra Brasileira de Sapateado, previsto para 2020.
Luciana é integrante e uma das diretoras e coreógrafas do Tap New Generation, reunião de bailarinos brasileiros de diversos estados do Brasil. É também sócio-diretora da Academia Tereza Petsold em Nova Iguaçu/RJ e membro da comissão artística do SPDRJ.

Mariana Borges

MARIANA BORGES é bailarina e atriz carioca, sindicalizada, com formação em sapateado, contemporâneo, jazz, ballet clássico e danças urbanas. Graduada em licenciatura em dança pela UFRJ e pelo técnico de construção de atores da CAL, tem grande experiência no meio comercial e estudos adicionais em festivais pelo Brasil e no exterior tal como Tap in Rio (desde 2007) e DC Tap Festival e instituições como Miami City Ballet School e Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

Além de professora e coreógrafa, também esteve presente como intérprete criativa nas cias de sapateado “Sinergia” de Flávia Costa e “Giuliano Antônio”, do mesmo. Já apresentou trabalhos com a Rede Globo e Rede Record, integrou o corpo de ballet dos cantores Luan Santana, Anitta, Ludmilla e, mais recentemente, Alicia Keys, entre outros vários artistas da música. Participou de diversas comissões de frente do Carnaval de grupo especial do RJ e eventos grandes como Rock in Rio, por exemplo, e marcou presença, sendo premiada, em diversas competições pelo Brasil, por diferentes grupos, tendo a última conquista sido o primeiro lugar em duo de sapateado sênior no Festival de Joinville.

Mariana Castro

MARIANA CASTRO é integrante da Cia. Giuliano Antônio, produtora cultural e professora em escolas de dança de Niterói e do Rio de Janeiro. Em 2022 ministrou aulas no Festival Copasetic (SP) e integrou o elenco do espetáculo Pixinguinha, diálogo de sons e sonhos. Em 2021 ganhou o Prêmio Bill Bojangles na categoria Vídeo Livre com a coreografia Imagens Sonoras, Poesias Cantadas e foi coreógrafa destaque do Tap Workshop com a coreografia Fluxo. No mesmo ano foi professora convidada da plataforma Tap com Giu e do Festival Requebra. Em 2019 integrou o elenco do espetáculo Canibal, dirigido por Steven Harper. Participou dos espetáculos Batucada Brasileira (Cia. Carioca de Sapateado) e Sinergia (Cia. Afetos Sonoros) e ganhou bolsas de estudos para diversos festivais de tap dance, como o DC. Tap Fest, Brazil International Tap Fest e Semana do Sapateado de Uberlândia. Durante sua formação teve como principais professores Thiago Marcelino, Flávia Costa, Leonardo Sandoval, Steven Harper e Adriana Salomão.

Marina Carrijo

MARINA CARRIJO é arte-educadora e coreógrafa de tap dance desde 2012, iniciou seus estudos na Almagêmea Escola de Dança em Votuporanga, São Paulo, e sua carreira profissional na Escola de Teatro Musical de Brasília. Desde 2015, em São Paulo, completa sua formação profissional com Christiane Matallo. Em 2020 ganhou o prêmio Best Female Dancer no Brasil International Tap Festival.

Atualmente coordena a área de tap dance no Grupo Raça, tendo coreografado diversos trabalhos premiados em festivais no Brasil. Entre eles, o Melhor Sapateado do Prêmio Desterro 2022, 4 premiações no 39° Festival de Dança de Joinville e indicação a Melhor Coreógrafa no Passo de Arte Regional, em Indaiatuba.

Além disso, trabalhou em 2021 como assistente de coreografia de Kátia Barros, numa produção de videodança publicitária que envolvia jazz e tap. É bacharel em Comunicação Social e Audiovisual pela Universidade de Brasília, UnB.

Marina Coura

MARINA COURA é fundadora do Festival Internacional de Sapateado “Floripa TAP”, um dos mais importantes festivais do setor na América Latina. É coreógrafa e diretora da Cia Trupe Toe e da Garagem da Dança. Tem como foco de pesquisa o sapateado estadunidense dentro da linguagem rítmica brasileira, difundindo a cultura nacional. Iniciou o aprimoramento de sua técnica e sua arte em cursos internacionais com um renomado time de mestres, como Jimmy Slide, Sam Weber, Harold Cromer e a grande mestra Dormeshia Sumbry. Residiu em New York em 2009 e em 2013, foi convidada a apresentar um espetáculo e a ministrar cursos Tap e ritmos brasileiros no Rhythm World 23 (Chicago). Foi neste momento, que o espetáculo “Recriando Linguagens” foi criado. Em 2014 e 2015 foi novamente convidada a ministrar oficinas e se apresentar como artista convidada nos Festivais “DC Tap Festival” e “Rhythm World” respectivamente, representando o Tap Dance brasileiro. E em 2017 e 2018 fez parte da banca de jurados do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo (Guinnes Book). À frente da direção da Cia Trupe Toe, tem em sua história, espetáculos que circularam nacional e internacionalmente, realizando turnês através de SESC e Lei Federal de incentivo à cultura. Atualmente, a obra em cartaz é a do espetáculo “Se não agora, quando?”

Maud Arnold

MAUD ARNOLD é membro da Syncopated Ladies, com a qual já se apresentou em Los Angeles, NYC, DC e Dubai. Maud participou do Good Morning America do ABC e do Essence Fest em Nova Orleans, depois que o vídeo cover de Beyoncé’s Formation se tornou viral. Beyoncé compartilhou o vídeo em todas as suas mídias sociais e contratou as Syncopated Ladies para se apresentar em seu lançamento da linha de roupas no TopShop, em Londres.
Maud tornou-se uma professora, jurada e performer solicitada em várias partes do mundo. Tendo como mestre Debbie Allen, lecionou na Debbie Allen Dance Academy em Los Angeles e no Allen's Dance Institute no Texas. Além dos EUA, ministrou workshops de sapateado e Afro-Funk em Dubai, Brasil, Japão, Espanha, Reino Unido, Croácia, Ucrânia e Rússia.
Na televisão Maud participou do The Late Late Show With James Corden, The Today Show e Syncopated Ladies winning Season 11 do So You Think You Can Dance: Dance Crew Battle na FOX, além de comerciais e anúncios inclusive ao lado da Beyoncé.
Maud Arnold também é codiretora e produtora do aclamado DC Tap Festival, em Washington.

Michelle Dorrance

Nayana Torres

NAYANA TORRES é mestra em Percussão Corporal pela UNIRIO, regente do Coro de Corpo, do Coral Pedra da Urca, Coral da Tarde e diretora do Subversos, único grupo vocal profissional carioca dedicado à pesquisa da música corporal.
Em seu trabalho como diretora, é possível observar influências corporais que cruzam experiências de teatro, circo, dança moderna e danças populares, que fizeram parte de sua formação artística desde a infância.
Em sala de aula, projetos, cursos e oficinas, trabalhou com percussão corporal em todas as faixas etárias, desenvolvendo técnicas e didáticas específicas para sua aplicação em cada fase. Além de fundar o Coro de Corpo, único coral independente que se dedica à mistura de arranjos vocais e percussão corporal no Rio de Janeiro.
Entre prêmios e festivais internacionais, como regente, cantora, preparadora vocal e corporal, destacam-se: “Brasil Vocal” (CCBB), “A Cappella” (Rede Globo), “Prêmio da Música Brasileira 2018”, Polyfollia, (Saint-Lô/França), 9° Symposium on Choral Music (Patagônia/Argentina) e Asunción a Voces, (Paraguai).

Patrícia Carillo

PATRÍCIA CARILLO é professora e coreógrafa, graduada em educação física pela UniverCidade do Rio de Janeiro. Foi recentemente certificada no terceiro nível pelo Tap Teacher Training da American Tap Dancing Foundation de New York, tornando-se a primeira sapateadora brasileira, até então, a concluir os três níveis desta formação. Diretora e professora da Academia do Tap, Patrícia leciona também no Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM). Integrou diversas companhias como a Orquestra Brasileira de Sapateado (OBS), Só de Sapato Produções, Cia Claquetes e Grupo Talhe. Atualmente integra a Comissão Artística de Sapateado do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, além de atuar como júri e professora em diversos festivais de sapateado no Brasil.

Patricia Taranto

PATRICIA TARANTO é sapateadora, professora e coreógrafa, formada em dança pela Faculdade da Cidade (RJ), com especialização na School of Dance Education/Performing Arts International–New York University (NY). Integrou o programa de bolsas de estudo de dança da Steps on Broadway (NY), onde estudou com grandes nomes do sapateado e da dança mundial. Integrou a Orquestra Brasileira de Sapateado, como sapateadora/atriz, coreógrafa e professora. Coreografou o musical "O Passarinho e a Borboleta" e “Meu Amigo Bobby”. Fez parte do elenco e coreografou diversos programas da Rede Globo, dentre eles “Gente Inocente”, “Hoje é Dia de Maria”, “Abertura do TV Xuxa” (2007) e o programa “Pé na Cova” (2013). Com diversos trabalhos coreográficos premiados em festivais de dança no Brasil, incluindo 1º Lugar no Festival de Dança de Joinville, Patrícia é diretora da Escola de Dança “La Danse Art & Cia” além de ministrar cursos e workshops de sapateado em diversos encontros e festivais, como o Tap in Rio (RJ), Encontro dos Ritmos (SJC), Floripa Tap (SC), Copasetic (RJ), Sonoros (RJ) entre outros. Atualmente também produz eventos e workshops de dança e faz parte da Comissão Artística de Sapateado do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ (SPDRJ).

Pedro Paulo Bravo

PEDRO PAULO BRAVO teve como mestres grandes nomes da dança como: Adriana Salomão, Brenda Bufalino, Chloe Arnold, Heather Cornell, Sarah Reich, Jason Samuels Smith, Steven Harper, entre outros.
Participou de diversos programas de TV e festivais como Danzamérica, na Argentina; Festival de dança de Joinville (vencedor na categoria Solo de sapateado sênior); Tap City (NY); além de realizar cursos na Steps on Broadway, Broadway Dance Center e American Tap Dance Foundation, nos EUA.
Pedro lecionou em importantes festivais de sapateado, como Tap in Rio, Encontro dos ritmos, Tap day, Sapateia Brasília entre outros. Diretor do Festival Copasetic, é atualmente também professor na Company Dance Center e Studio Giselle em SP, além de ministrar workshops dentro e fora do país.
Esteve em musicais como Cantando na Chuva e Os produtores e participou do primeiro concerto de musicais do Brasil, sob direção do Maestro Marconi Araújo além de integrar o ensemble da cantora Sarah Brightman, na sua turnê mundial Hymn, em 2018.

Rafael Bolacha

RAFAEL BOLACHA é ator, bailarino, produtor e escritor. Além da sua formação acadêmica em produção e política cultural e sua pós em docência e diversidade, Bolacha é ator e integrou por 17 anos a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação de São Paulo estando nos elencos de seus espetáculos em repertório. Diretor do espetáculo de dança contemporânea "Da Razão do vermelho" que circula há 9 anos por SESCs, Festivais de Diversidade, Circuito cultural estadual e municipal de São Paulo e em 2023 estreou seu espetáculo de danças urbanas "Antes da Chuva Chegar" estando presente em SESCs e no Circuito Cultural Paulista. Professor de teatro no curso técnico em Dança no Espaço Dânia Amaral desde 2020 além de roteirista e diretor assistente nos espetáculos da escola desde 2017.

Rafaeli Mattos

RAFELI MATTOS é doutoranda em Artes Cênicas - UNIRIO, Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ, Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV e Bacharel em Dança. Intérprete e Coreógrafa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora dos gestos sapateados, aplicando essa metodologia no estágio de docência para os alunos da graduação em teatro da Unirio e promovendo o Encontro Gestos Sapateados pelo Laboratório Artes do Movimento da mesma instituição. Na tentativa de acessibilizar a arte do sapateado a diversas realidades de corpo, desenvolve desde 2013 o projeto de sapateado para terceira idade. Idealizou e produziu o Dança Ageless Festival, evento totalmente voltado para a terceira idade, além de criar o grupo Sapatos Ageless, composto por sapateadoras da terceira idade.

Raphael Rodrigues

Rebeca Pereira

REBECA PEREIRA é sapateadora e maquiadora profissional, nascida e criada em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. É formada pela Academia de Dança Tereza Petsold, onde ministra aulas regulares de sapateado, assim como no Centro Coreográfico Cintia Jocas, ambos localizados na Baixada Fluminense. Integrante do grupo Tap New Generation e registrada profissionalmente pelo SPDRJ, faz parte do Coletivo e Quilombo Enraizados que tem como seu foco, levar o Hip Hop para além do atual meio. Participa do Festival de Dança de Joinville desde 2016, somando 5 troféus como bailarina e coreógrafa. Ganhou diversas bolsas nacionais e internacionais para festivais de sapateado incluindo o DC Tap Fest em Washington DC além de participar do Palco Favela no Rock in Rio 2019 como parte do ballet do rapper Dudu de Morro Agudo. Sua pesquisa se estende para além do sapateado percorrendo também as Danças Urbanas, onde se desenvolve com profissionais como Luciana Petsold, Chloe Arnold, Maud Arnold, Caco Aniceto, Flávia Lima, Star Dixon, Anissa Lee, Gisele Silva, Derick Jacinto, Michelle Dorrance, Giuliano Antonio, Roxy King, Quynn Johnson, Jaqueline Monteiro, entre outros.

Sarah Santos

Steven Harper

STEVEN HARPER, sapateador, coreógrafo, professor e produtor, é uma das personalidades mais importantes no desenvolvimento e afirmação do sapateado no Brasil, onde morou por quase 30 anos. Reconhecido internacionalmente, ele divide atualmente seu tempo entre a França e o Brasil. Lecionou e apresentou espetáculos em mais de 10 países da América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio. Dirige desde 2002 o festival Tap in Rio, em parceria com Adriana Salomão. Lançou em 2015 o livro "Profissão Bailarino, Raio-X de uma paixão", publicado pelo Sindicato do profissionais da dança do Rio de Janeiro.

Valéria Sanches