Samanta Varela

SamGraciosidade

   Iniciou seus estudos em 1983, na Academia Valderez Zani em Santos – SP. Ingressou na Academia Cristina Cará em 1990, onde cursou ballet clássico, jazz e sapateado. Em 1994, começou a ministrar aulas de sapateado. Em 1996, assumiu a direção do sapateado da Academia e desde então vem se especializando na arte de sapatear através de cursos    no Brasil e Estados Unidos.

  Como coreógrafa, vem se mantendo em destaque ha muitos anos, obtendo premiações em grandes festivais do Brasil, como Festidança, Passo de Arte e o Festival de Dança de Joinville (onde obteve a indicação de Coreógrafa Revelação em 2006 e 2007). No Festidança (São josé dos Campos) obteve o prêmio de Coreógrafa Destaque em 2005 e 2007.

  Fez trabalhos coreográficos para vários grupos, entre eles Projeto F.A.M.A (MG), Kika Tap Center (SP) e cia KatadoS Por Aí (SP). Como Sapateadora, participou do “Los Angeles Tap Festival”, “Chicago Human Rhythm Project” e “Tap City – NY”, onde fez cursos e apresentações em grandes teatros como Peter Norton Symphony Space – “Broadway”, onde foi selecionada e se apresentou como solista, e Museu de Arte Contemporânea de Chicago.

   De 2008 à 2010 integrou a Cia de Sapateado “KS”, dirigido por Kika Sampaio.

   Em 2011 idealizou o “Encontro dos Ritmos” , e desde então o produz anualmente em São José dos Campos. Neste evento, hoje reconhecido como um dos melhores do país em seu seguimento, acontecem workshops, apresentações, jam sessions, cutting contest (batalha de sapateadores), bate-papo, entre outras atividades que visam o aprimoramento e divulgação da arte de sapatear.