Rubens Oliveira

2-MANOS E MINAS_GUMBOOT_24_10_2016_FOTO RENATO NASCIMENTO-28 Bailarino, coreógrafo e arte-educador, formado pelo Método de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo há 12 anos, dedica-se profissionalmente a dança há mais de 15 anos. Rubens atua em diversas frentes e entre os seus projetos está a criação, direção e coreografia dos grupos:

  • Núcleo de Dança Pélagos, trabalho realizado desde 2010 junto a 30 jovens do Campo Limpo, Periferia de São Paulo, com 3 espetáculos realizados (Volúpia/2010, Garimpo/2012 e Y Khyssa/2014)
  • Projeto Chega de Saudades, trabalho realizado desde 2012 junto a pessoas comuns da nossa sociedade (advogados, médicos, professores, entre outros) com 4 espetáculos realizados nos principais teatros da cidade (Carretel/2012, Grão/2013, Correm as Cidades pelos quatros cantos do mundo/2014, Koan/2015).
  • Grupo Gumboot Dance Brasil, trabalho realizado desde 2009. Depois de uma profunda pesquisa no Brasil e na África do Sul, criou junto ao grupo o espetáculo YEBO em 2010. Espetáculo que está em cartaz até hoje circulando nos principais teatros da cidade e do interior (YEBO/2010, YEBO/2017).

Em suas experiências internacionais:

  • Foi convidado pela plataforma Plus Brasil e o Instituto Goethe para participar de uma residência artística em Munique- Alemanha e dançar no espetáculo Kodex-feedback (2017).
  • Participou da formação DanceWeb dentro do Festival Impulstanz em Viena-Áustria(2016).
  • Fez curso intensivo da Técnica Martha Graham no Instituto Martha Graham,  Sabar na escola Alvin Ailey American Dance Theater em Nova York- USA (2015)
  • Foi convidado para dar oficina de Gumboot Dance em Londres (2015) a convite da Cia Afrobrazilian Abieié By Irineu Nogueira
  • Deu oficinas de Gumboot Dance em Paris(2012) a convite da Companhia Gumboot Dance France- Cia Ayoba,
  • Em 2011 viajou a África do Sul para um intercambio Cultural e trabalho de pesquisa das danças Sul Africanas, mas especificamente Gumboot Dance e Zulu Dance
  • Fez parte durante 2 anos da Companhia de Dança Antônio Nóbrega que desenvolve um trabalho intenso com as danças tradicionais brasileiras e seus folguedos. Pesquisam, difundem e registram a cultura popular brasileira e dançou no espetáculo Húmus (2013). Participou como bailarino do Filme “Brincante” (Dirigido por Walter Carvalho).
  • Dançou durante 8 anos na Companhia de Dança Ivaldo Bertazzo, desde 2003, contracenando com grandes artistas como Fernanda Montenegro, Ciça Meireles, Benjamin Taubkin, Marilia Pera, entre outros. (Samwaad/2003, Milagrimas/2005, Mar de Gente/2006, Noé Noé/2008). Esses espetáculos circularam pelas principais capitais do país e tiveram turnê internacional, dançando em Paris e Amsterdam.

Durante esses anos teve como principais mestres: Suzana Mafra (Balé Clássico) Inês Bogéa (História da Dança), Irineu Nogueira (Dança Africana e Afro Brasileira), Sawani Mudgal-India (Dança Clássica Indiana) Derrick Mlambo- África do Sul(Danca SulAfricana). Além da formação com Bertazzo, que traz em sua linguagem e pesquisa, o estudo do corpo humano e seus desafios em se relacionar com a cidade e tudo que nos cerca.

Rubens conduziu o projeto Cidadão Dançante, dirigido e coreografado por Bertazzo.

Página do Gumboot Dance Brasil no FB