Ana Tomioshi

   Iniciou seus estudos em Sapateado, Jazz, Ballet e Dança Irlandesa aos 10 anos de idade com Sheila e Helga Santos na Academia Sheila’s Ballet. Especializou‐se em Sapateado Americano e recebeu bolsas para participar dos maiores festivais de sapateado do mundo como LA Tap Fest, DC Tap Fest e Jersey Tap Fest.

    Participou do primeiro Jacob’s Pillow Tap Program onde estudou com Dianne Walker, Jason Samuels, Sam Weber, Nicholas Young e a diretora Michelle Dorrance. Integrou o elenco formado por 25 sapateadores selecionados pelo mundo para apresentar trabalhos coreografados pelos professores do programa no Jacob’s Pillow Dance Festival. Recebeu o certificado de “Professional Advancement Award in Dance” após completar o programa de sapateado numa das mais antigas e renomadas escolas de dança americana ‐ The School at Jacob’s Pillow.

   Venceu por duas vezes a categoria Solo Feminino de Sapateado do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo, com uma indicação para Melhor Bailarina.

    Venceu o Desafio Feminino Tap in Rio em 2013 e coreografou o Desafio Mirim Tap in Rio de 2016.

      Contratada como solista no evento Jason Janas & Friends, patrocinado pelo O Boticário. Integrou o elenco da Cia Celta Brasil contratado para se apresentar na Rock Street no Rock in Rio. Compõe o painel de professores dos principais festivais de sapateado nacionais, como Encontro dos Ritmos, Tap Show, Semana do Sapateado, Tap Week Brasil e Tap in Rio. Coreografa,  integra e é uma das diretoras do grupo Tap New Generation, formado por jovens sapateadores profissionais de todo o Brasil.

     Em 2016, coreografou o trabalho que representou o Brasil no DC Tap Festival Concert. Em 2018, coreografou junto com Charles Renato o trabalho que também representou o Brasil para o mesmo evento. O DC Tap Festival Concert é a noite de gala do DC Tap Festival, um dos principais festivais de sapateado do mundo, dirigido por Chloe e Maud Arnold.

    Atualmente, Ana mora em Alexandria, VA (EUA) e é membro da companhia de sapateado Sole Defined, baseada em Washington DC e dirigida por Quynn e Ryan Johnson. Também trabalha como professora de sapateado na Metropolitan School of the Arts, escola preparatória artística localizada em Alexandria.