https://www.youtube.com/watch?v=nVzNwFRVxdQ

Professores

Adriana Salomão

ADRIANA SALOMÃO, nascida e criada no Rio de Janeiro, possui vasta experiência profissional nas modalidades sapateado, jazz e dança contemporânea. Graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, participou como bailarina em programas de TV, musicais, cinema e shows, setores em que atualmente está presente como coreógrafa. Integrou a “Cia Steven Harper” e “Cia Nós da Dança”, destacando apresentações na Europa e nos Estados Unidos.

Ministrou aulas no Centro de Artes Nós da Dança, CEFTEM e Workshop de Teatro Musical M&B. Participa dos principais festivais de dança do país, como jurada, professora e/ou artista convidada. Na Europa, destaca a participação no quadro docente do Montpellier Tap Festival. Integrou o quadro de diretoria e comissão artística do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro. Em parceria com Steven Harper apresenta o espetáculo Saguibatu, coreografa comissões de frente no carnaval carioca e coordena há 19 anos o festival Tap in Rio. Divide seu tempo entre o Brasil e a França desde 2017.

Amália Machado

AMÁLIA MACHADO, sapateadora, professora e coreógrafa, iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, aos cinco anos de idade, com Pat Thibodeaux. De lá para cá, sua trajetória tem sido intensa e marcante na história do sapateado no Brasil. Foi aluna de personalidades internacionais como Barbara Duffy, Brenda Bufalino, Savion Glover e Gregory Hines. Tem formação também em balé clássico e jazz, fez faculdade de teatro, estudou canto, voz e música. Uma das fundadoras da Orquestra Brasileira de Sapateado, criando trabalhos inovadores e de vasta pesquisa musical, com seus parceiros Stella Antunes e Tim Rescala. Teve atuação fundamental na criação da Sapateata, evento que reunia centenas de pessoas na praia de Ipanema em comemoração ao Dia Internacional do Sapateado, idealizado por Stella Antunes. Como jurada, professora e palestrante, atua em diversos festivais de dança e de sapateado no Brasil. É autora do livro Tap – A Arte do Sapateado, em parceria com Flávio Salles. Atualmente é professora na Academia do Tap e está em processo de criação do novo espetáculo da Orquestra Brasileira de Sapateado, “Homo Tapiens”, onde co-assina a direção e a direção de coreografia, com estreia prevista em janeiro de 2020.

Ana Tomioshi

ANA TOMIOSHI iniciou seus estudos em Sapateado, Jazz, Ballet e Dança Irlandesa aos 10 anos de idade com Sheila e Helga Santos na Academia Sheila’s Ballet. Especializou‐se em Sapateado Americano.
Participou do Jacob’s Pillow Tap Program onde estudou com Dianne Walker, Jason S. Smith, Sam Weber, Nicholas Young e a diretora Michelle Dorrance. Integrou o elenco formado por 25 sapateadores selecionados pelo mundo para dançar no Jacob’s Pillow Dance Festival. Recebeu o certificado de “Professional Advancement Award in Dance” de uma das mais antigas e renomadas escolas de dança americana ‐ The School at Jacob’s Pillow.
Bicampeã da categoria Solo Feminino de Sapateado do Festival de Dança de Joinville, com uma indicação para Melhor Bailarina. Coreografa, integra e é uma das diretoras do Tap New Generation. Em 2016, coreografou o trabalho que representou o Brasil no DC Tap Festival.
Atualmente, mora em Alexandria, VA (EUA) e é membro da companhia Sole Defined, baseada em Washington DC e dirigida por Quynn e Ryan Johnson. Também faz parte da companhia Music From the Sole, baseada em New York City, dirigida por Leonardo Sandoval.

Bruna Miragaia

BRUNA MIRAGAIA é especializada em sapateado americano e sapateado infantil através do Curso de Metodologia Lúdica de Ensino de Sapateado “Cartilha do Tap”. Iniciou seus estudos em 1987, em Ballet, Sapateado e Jazz na Academia Cristina Cará e os atualizou na "Broadway Dance Center" e "Steps On Broadway" e no Jazz City Tap em NY. Em 2013 fundou a COM PASSO Cia de Dança na qual atua como diretora geral e artística, coreógrafa e professora. Participou do Youth America Grand Prix; como coreógrafa no programa, “Se Ela Dança Eu Danço”, e no evento Janas & Friends, além de coreografar para o UAI Q DANÇA em 2018, para o novo Espetáculo da OBS, e para KS - Cia Kika Sampaio. Atualmente atua como coaching de sapateado na Experimental de Dança de Ubatuba e vem recebendo premiações especiais e de destaques como: revelação, melhor coreógrafa, melhor concepção cênica e melhor grupo de sapateado nos maiores e mais importantes festivais do país desde 2010. Bruna recebeu também o Troféu Kika Sampaio pela excelência no trajeto com o trabalho de sapateado.

Carlos Fontinelle

CARLOS FONTINELLE, membro do Conselho Internacional da Dança CID-Unesco, é diretor e coreógrafo na Vivá Cia. de Dança desde 2012. Atua, através da empresa Fontinelle Criações Artística, com a produção e direção artística em peças teatrais e musicais, cinema e televisão.
Foi membro da equipe de coreógrafos da cerimônia de encerramento da Copa do mundo de futebol no Brasil (2014) e da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, com Deborah Colker, Fernando Meireles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington. Carlos é bailarino na Rede Globo desde 2001 e coreógrafo desde 2014, onde atuou no quadro "Artista Completão" (2017) e "Show dos Famosos" no Domingão do Faustão.
Cursou Educação Física, possui formação em ballet clássico e especializações em jazz, teatro musical e dança contemporânea. Atuou nas companhias de dança Deborah Colker, Caio Nunes Cia de dança, Cia de Ballet do Rio de Janeiro, Cia de Ballet Contemporâneo de Caracas. Trabalhou também com os diretores e coreógrafos de TV e cinema Jorge Fernando, Cininha de Paula, Nadia Lartigue, Regina Sauer, Silvio Lemgruber, Roberta Cid, Montesserat Payrot.
É idealizador e produtor do MOVIRIO Festival de Dança do Rio de Janeiro. É também Delegado Regional suplente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro.

Chloe Arnold

CHLOE ARNOLD. Coreógrafa indicada ao Emmy, a estrela de sapateado internacional Chloe Arnold, foi descoberta ainda pequena em Washington, DC, pela lendária Debbie Allen. Chloé já se apresentou em palcos do mundo inteiro. Sua coreografia foi apresentada em mais de 50 episódios de The Late Late Show com James Corden, incluindo o sucesso Crosswalk The Musical, Aladdin com Will Smith, Mena Massoud e Naomi Scott, assim como em programas de sucesso como So You Think You Can Can Dance, Good Morning America, o programa Black Lady Sketch da HBO, e em campanhas nacionais para Special K, Macy's, GAP, Aldo/Refinery 29 e Cantu.
Chloe é a diretora artística e fundadora da Syncopated Ladies, uma companhia de sapateado feminina que é amplamente conhecida pelos vídeos virais que acumularam mais de 50 milhões de visualizações. As mais bem sucedidas sendo sua homenagem ao Prince e seu cover de Beyoncé's Formation, que a própria Beyoncé compartilhou em todas as suas redes sociais e em seguida contratou Chloe e as Syncopated Ladies para atuarem no seu lançamento da linha de roupa Ivy Park no TopShop, Londres. Chloe e sua companhia se apresentaram ao vivo no Good Morning America do ABC e tiveram shows esgotados em Los Angeles, Dubai, New York City e Washington, DC, recebendo críticas do The New York Times e muito mais.

Cintia Martin

CINTIA MARTIN começou na dança em 1978, tornando-se profissional em 1987. Desde então, centralizou sua atividade no sapateado e fez cursos com grandes mestres mundiais no Brasil e Nova York. Em 1996, Brenda Bufalino, diretora da American Tap Dance Orchestra, a convidou, junto com Cintia Chamecki, a dançar um duo no “Gertrude’s Nose Tap Opera”. Em 1999, tornou-se a primeira brasileira a participar de um curso individual intensivo de uma semana, no estúdio particular de Mrs. Brenda, em New Paltz, NY. Participou do Tap City inaugural (2001) em NYC, cidade aonde por vários anos vem realizando performances, jam sessions e master classes.
No Brasil, integrou a Orquestra Brasileira de Sapateado como sapateadora nos anos 1980 e 1990 e como coreógrafa em 2001. Em 1997, lançou uma apostila“Toques”, que virou o livro em 2010 e, em 1998, a “TapWeb Cintia Martin”, um site sobre sua vivência no sapateado. Em 2000, criou no Rio de Janeiro a Companhia Claquettes.
Especializada no improviso com música ao vivo, Cíntia mantém uma sólida carreira de shows, performances solo e como mestra e jurada pelo Brasil, em eventos como Tap In Rio e o Festival de Joinville.

Derick Jacinto

DERICK JACINTO, além de produtor audiovisual por formação, começou seus estudos de dança em Campinas, SP, há 21 anos. Sapateador, ele é também professor e coreógrafo. Ministra workshops nos mais referentes festivais de sapateado da América do Sul e atua como coach para o aprimoramento técnico de professores e sapateadores solistas interessados no avanço e melhor desenvolvimento da técnica do sapateado. Em 2017 e 2018 ministrou aulas em Buenos Aires, Argentina. Foi integrante da cia TapNewGeneration por 3 anos.
É tricampeão solista e atual tetracampeão consecutivo em conjunto no Festival de Dança de Joinville, onde foi também indicado aos prêmios de Melhor Bailarino (2012) e Melhor Grupo (2016).
É diretor e coreógrafo do Tinkle Group (SP) desde 2012, para qual criou recentemente o "Ciclo". Coreógrafou também o novo espetáculo da Orquestra Brasileira de Sapateado (RJ).

Dudu Martinz

DUDU MARTINZ, sapateador, iniciou seus estudos em 1998 no Ballet Quartier Latin em Santo André, SP. Professor e coreógrafo desde 2005, é diretor, professor, coreógrafo e sapateador do Grupo TAPZ, além de professor da Casa de Artes Operária e PEC Studio. Em 2019 teve a oportunidade de dar sua primeira aula internacional no Basement Studio, em Paris.
Vencedor do Desafio Tap in Rio 2018 e sapateador convidado na Noite de Gala do Brazil International Tap Festival de 2015 a 2017, Dudu é criador e diretor do Festival SampaTapz em SP, além de ter lecionado no Festival Copasetic no Rio de Janeiro (2018), WorkTap em Marília (2018) e Sapateia Recife 2019. Bolsista no Paris Tap Festival 2019 pelo Festival Tap in Rio, venceu o Cutting Contest do Festival, sendo premiado com uma bolsa para o Paris Tap Intensive de Roxane Butterfly.
Integrou o elenco do espetáculo "Canibal" de Steven Harper, resultado da residência Work in Progress do Festival de Dança de Joinville, e participou do musical "Crazy for You" ao lado de Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello.
Na TV, sapateou no Domingão do Faustão, Programa do Jô, Lazinho com Você da Rede Globo, Programa Silvio Santos do SBT, Hora do Faro da Rede Record e Santa Receita da TV Aparecida.

Erica Belo

ERICA BELO, profissional na área da dança há 27 anos, com formação em ballet clássico, jazz e sapateado. Fez cursos de especialização no Brasil e no exterior com profissionais renomados, em locais como Broadway Dance Center e Steps On Broadway. Integrou a Cia de Ballet do RJ e a Orquestra Brasileira de Sapateado.
Bailarina, professora, ensaiadora e coreógrafa, obtendo premiações especiais em diversos festivais dentro e fora do circuito carioca. Trabalhou na Escola de Dança Marta Bastos, ministrando aulas e coordenando um grupo independente de jazz. É atuante no Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro, como banca avaliadora e no Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Integra o quadro de professores do Tap in Rio desde 2011. Participou do grupo de brasileiros convidados na Noite de Gala do DC Tap Fest 2018. Atualmente , ministra aulas de sapateado no Studio Arte e Dança Betina Guelmann, participa como jurada em diversos festivais, professora convidada em workshops, além de diversos trabalhos independentes.

Flavia Costa

FLAVIA COSTA é graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ, 2011) e atualmente leciona na Escola Creche Curiosa Idade e no Liceu Molière, no Rio de Janeiro. Possui vasta experiência na área de artes cênicas, com ênfase em dança, o que a possibilita atuar principalmente nos temas ligados ao movimento, educação infantil, sapateado e tecnologia. De 2003 a 2012, atuou no inovador grupo circense carioca Intrépida Trupe, participando de espetáculos, turnês e temporadas. Foi contemplada com o Programa de Fomento a Cultura do Rio de Janeiro para a montagem do espetáculo As Quadro texturas, onde dirigiu e atuou, e da oficina de educação Afetos Sonoros, ambos em 2015. Em 2017, iniciou a pesquisa do trabalho Sinergia no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro através do projeto de Residência Artística. Jurada e professora no Festival de Joinville desde 2017, Flavia é uma das fundadoras do Festival Sonoros, que teve sua primeira edição em 2019.

Gabriela Dias

GABRIELA DIAS é professora, coreógrafa e bailarina. Bacharelada em Educação Física pela UFRJ, ingressou na Academia Cristina Cará em São José dos Campos, SP, em 1997, onde se formou em 2002 e continuou se profissionalizando até 2006 com a diretora Samanta Varela. É profissional pelo SPDRJ desde 2012. Foi coreógrafa assistente de Patricia Taranto no musical "Meu amigo Bobby" da OBS em 2013. É assistente de coreografia e direção da Orquestra Brasileira de Sapateado, dirigida por Stella Antunes, e fez parte do elenco do Espetáculo "OBS MIX" em 2016. Foi assistente de produção executiva do Documentário OBS em 2017. Está no elenco de "Homo Tapiens", novo espetáculo da OBS com estreia prevista para 2020. Vencedora da competição "Superando Feminino 2016" no Encontro dos Ritmos (SJC). Participa de diversos festivais de dança como coreógrafa e bailarina. Ministra cursos pelo Brasil, como Tap in Rio e Encontro dos Ritmos. Atualmente, é professora da La Danse Art e Cia e Dance Center - Escola Britânica, ambas na cidade do Rio de Janeiro e faz parte da produção do TapWorkshop RJ.

Geraldo Junior

GERALDO JUNIOR é bailarino profissional e coreógrafo de sapateado, iniciou seus estudos em dança no ano de 2001, foi integrante, professor, diretor e coreógrafo da Cia. Shuffle Trips, companhia profissional de sapateado da cidade de Araraquara, com o qual se apresentou pelo Brasil e exterior com a montagem de quatro espetáculos.
Após ser vencedor do Desafio Tap in Rio 2009 iniciou sua carreira pelos festivais de sapateado, incluindo eventos de grande porte nacional e internacional, dentre eles Tap in Rio (Rio de Janeiro), Encontro dos Ritmos (São José dos Campos), Bojangles Tap Party (Argentina) dentre outros.
Em 2019 foi premiado com coreografias nos festival Passo de Arte e Ballace, sendo
indicado como melhor coreógrafo e grupo do evento. Foi selecionado para
o evento Work in Progress organizado pelo Festival de Dança de Joinville. Atualmente é proprietário do Aflora estúdio de dança com sedes em Araraquara e São Carlos e diretor/integrante do grupo Tap New Generation.

Gisele Silva

GISELE SILVA é uma renomada bailarina profissional, professora e coreógrafa brasileira. Atualmente membro do grupo Syncopated Ladies, dirigida por Chloe Arnold (indicada ao Emmy Award de melhor coreografia) com novas turnês previstas em 2020/2021.
Nos EUA, participou do Essence Fest em Nova Orleans, BET Experience, RuPaul Talk Show, Woman in the World Lincoln Center-NY e do Icons of Dance Celebration no Teatro Apollo, em homenagem a famosa bailarina Debbie Allen.
Formada em balé clássico e membro do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo, integrou o Grande Circo Popular do Brasil, Ribeirão Preto Cia de Dança e a Cia Pé na Tabua, além de atuar no Rock in Rio.
Em sua carreia solo, participou do show Rhythm Motion em NY, do clipe musical de Schoolboy Q e Travis Scott (Chopstix) e o canal de dança DanceOn Youtube (The Jones Project).
Atualmente, Gisele é a embaixadora da marca Só Dança North America. De Novembro 2019 a Janeiro 2020 estará nas festas “Viva Navidad” da Disney, Latina Culture at Disneyland, Califórnia.

Giuliano Antônio

GIULIANO ANTÔNIO é sapateador profissional de Araguari, MG. Formado pelo projeto Adote um Artista e pelo Studio A de dança, ele despontou desde seus 15 anos de idade como um dos mais promissores dançarinos da nova geração do Brasil. Vencedor do “Desafio Tap in Rio” (2011) e do prêmio de “Melhor Bailarino” do Festival Dançaraxá (2015), ele viajou pelo Brasil, Estados Unidos e Argentina ensinando e se apresentando como artista convidado.
Reside atualmente em Washington-Dc nos Estados Unidos. Em 2018-2019, integrou a companhia Sole Defined, que realiza shows misturando sapateado, stepping e a ginga da black music.
Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Esamc Uberlândia em 2017 ele atua no mercado prestando consultorias em marketing e design para artistas, festivais e escolas de dança. Diretor da Giuliano Antônio Marketing, ele possui em seu portfólio casos de sucesso em marketing no Brasil e nos Estados Unidos tais como o Tap in Rio, Encontro dos Ritmos, Chloe and Maud Arnold Productions e DC Tap Fest.

João Carlos Ramos

JOÃO CARLOS RAMOS, nascido e criado nos subúrbios do Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória artística na década de 80, no Grupo Coringa Dança, da coreógrafa Graciela Figueroa. Em 1985, fundou a Cia Aérea de Dança, no icônico Circo Voador, com a qual criou diversos espetáculos, destacando “Mistura e Manda” (1992), apresentado no Brasil, EUA e Europa (França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Suiça); “Gira” criado para o “Ano do Brasil na França” (2005); Gaffe (2014-2015), (...)NEXO (2016) e Terreiro de Gafieira (2017), apresentados no Brasil. Coreografou espetáculos, como Fica Comigo Esta Noite (1990), com direção Jorge Fernando; ARN (1990) e Ao Vento (2012), da Intrépida Trupe; Vestido de Noiva (2012), com direção de Caco Coelho; Brasil Brasileiro (2006), do argentino Claudio Segovia; Ensaio Sobre a Beleza (2011), do italiano Valerio Festi; e a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo FIFA (2014). Coreografou ainda shows e videoclipes de Jorge Ben Jor, Lulu Santos, Fernanda Abreu, Zeca Pagodinho e Paulo Moura.

Josh Antonio

JOSH ANTONIO é professor residente no Projeto Spot, no Sesc Ramos e diretor coreográfico do grupo Bonde do Jack. Já ministrou workshops em diversos lugares do Brasil, assim como na Áustria e Argentina. Dentre eles, foi professor de House Dance no Rio Hip Hop Kemp (H2K 2017), no Encontro House Dance Campinas (2018), no Intensivão de Verão na Casa da Dança Tati Sanchis (SP - 2018) e no Urban Conference (RJ - 2015, 2016, 2017, 2018). Durante sua carreira, foi integrante do Projeto Social do Centro de Movimento Deborah Colker, com o qual se apresentou na 14ª Biennale de La Danse de Lyon, na França, em 2010. Também já fez parte do Grupo de Rua de Niterói - GRN, do diretor Bruno Beltrão, com o qual já se apresentou em diversas cidades do Brasil e da Europa (2011 - 2014) e da Companhia Crütz (2015-2017). Foi professor e coreógrafo do grupo musical Dream Team do Passinho (Clipe "De Ladin" e música "Time que Sonha"). Dançou no elenco profissional na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, participou do clipe "Outro sim - Fernanda Abreu" e da performance Moda em Movimento, com direção coreográfica de Flávia Tápias e concepção de Guto Carvalho Neto. Em 2018 participou como dançarino de Krump do programa Amor & Sexo e foi assistente de coreografia do comercial da TIM.

Juliana Garcia

JULIANA GARCIA é pedagoga, psicóloga e pós-graduada em Psicopedagogia, trabalha com sapateado há 25 anos acumulando prêmios e destaques em diversos festivais por todo o Brasil, como o de melhor sapateadora do Dança Ribeirão 2009, campeã e vice do festival de Dança de Joinville em 2006 e 2007. Integrou a KS Cia de sapateado e possui vasta experiência profissional no Brasil e no exterior. Nos Estados Unidos participou do festival Soul to Sole em 2014, em Austin, Texas, onde foi convidada a integrar a Cia Tapestry. Em 2015 foi professora assistente de Lynn Schwab no "Tap it Out", evento de enceramento do festival Tap City, em NY, convidada pelo diretor do festival, Tony Waag. Participou do Tap City, em NY (2013) e do LA Tap Festival, em Los Angeles (2012). Em Chicago, integrou as cias Chicago Tap Theatre e Madd Rhythms. Há 5 anos ministra workshops no festival Tap in Rio, e também no Encontro dos Ritmos, Semana do Sapateado em Uberlândia, Academia do Tap, Tap Day em São Paulo, entre outros atuando também como jurada dos Festivais Passo de Arte, Festidança, Festival de Arte e Criatividade, DançAção e Jacareí Dance Festival.

Keith Terry

KEITH TERRY é um percussionista, ”ritmista do movimento” e educador cujo caminho artístico explora a trilha unindo música e dança. Como solista, apresentou-se em numerosos palcos e festivais renomados. Suas bandas– Slammin’ All-Body Band, Crosspulse Percussion Ensemble, Professor Terry’s Circus Band Extraordinaire, e Body Tjak (com I Wayan Dibia) – também tocaram numa grande variedades de palcos e eventos em três continentes. Fez colaborações com artistas como “Honi” Coles, Freddie Hubbard, Robin Williams, Bill Irwin e Bobby McFerrin, Jovino Santos Neto e a banda Barbatuques.
Lançou 6 CDs e 5 DVDs, assim como o livro/DVD, "Rhythm of Math", um pacote para ensinar conceitos matemáticos para crianças através de percussão corporal.
Faz turnês extensas nas Américas, Ásia e Europa, onde suas apresentações, palestras e cursos são concorridos por artistas e educadores. De 1998-2005 foi professor da UCLA, ensinando sobre a relação entre musica e dança. Terry é o fundador e diretor artístico do International Body Music Festival (IBMF), evento que explora as linguagens da música corporal nas mais diversas culturas. Recebeu a concorrida Bolsa Guggenheim em 2008 e dirige a Crosspulse, uma organização dedicada a musica e dança rítmica nas diversas culturas, com sede em Oakland, Califórnia.

Kim Pereira

KIM PEREIRA iniciou seus estudos em 1987 no Rio de Janeiro e concluiu-os nos Estados Unidos no Percussion Institute of Technology, em Hollywood, CA. Gravou e tocou com os artistas Ângela Ro Ro, Kelly Key, Rita Beneditto, Sidney Magal, Bebeto, Tony Platão, Léo Maia, João Sabiá, Toledo Uletaka, Orquestra Republicana, Sururu na Roda, Farofa Carioca, Zero, Ozomatli, Victor Biglione, Osmar Milito, Sidney Linhares, Marcos Amorim, Chico Batera e Davy Mooney. Fez também os musicais Cabaret Brazil, Broadway in Café, Peep show, Weill Cabaret, Estatutos de Gafieira, Tim Maia, Jim Morrison, Wilson Simonal, Sambra, Show em Simonal and Bossa Nova em Concerto. Lecionou nas escolas de música Cigam, In Cocert e Musiarte e leciona atualmente na Maracatu Brasil, no Rio de Janeiro. Kim é patrocinado pelas empresas RMV, Istanbul Mehmet, Power Click, Vector, Mr Mix e Luminote.

Leo Sandoval

LEONARDO SANDOVAL é um piracicabano que se tornou renomado por enaltecer os ritmos do Brasil nos EUA, misturando-os à arte do sapateado americano. Seguindo o exemplo dos seus mentores Heloaldo Castelo Silva, Christiane Matallo e Steven Harper, ele contribuiu com a divulgação do sapateado para um público mais amplo, através de apresentações e aparições em programas de TV como Xuxa Park, Programa do Jô e Q'Viva - The Chosen (Jennifer Lopez).
Ele mora atualmente em Nova York, onde é procurado como intérprete solo, músico e coreógrafo. Seu trabalho foi apresentado em locais aclamados como o Lincoln Center, Jacob's Pillow, National Folk Festival, Caramoor Jazz Festival e The Yard, recebendo elogios inclusive no New York Times e Chicago Tribune. Além disso, ele é integrante solista da consagrada companhia Dorrance Dance, se apresentando no mundo inteiro.
Leonardo é atualmente um artista residente na American Tap Dance Foundation, no National Dance Institute e no Lincoln Center Education.

Luciana Petsold

LUCIANA PETSOLD é bailarina e sapateadora formada em Dança pela Academia Tereza Petsold, onde leciona, e é profissional pelo Sindicato de Dança do Estado do Rio de Janeiro. Integra banca de júri em festivais e também para provas de profissionalização do Sindicato. Foi integrante da Cia Carioca de Sapateado, com direção de Thiago Marcelino e Leonardo Sandoval. Participou de inúmeros Festivais Nacionais e internacionais de sapateado sendo vencedora da Batalha de Sapateado do Tap in Rio em 2013. Foi selecionada e participou de projetos como: Jason Janas e Friends em Curitiba/PR, Encontro dos Ritmos SP (com coreografias de Michelle Dorrance), musical "Dercy de Verdade" coreografado por Kika Sampaio e Caio Nunes, entre outros. Já ministrou workshops de sapateado em grandes cursos pelo Brasil. Atualmente, é coreógrafa convidada para o novo espetáculo da Orquestra Brasileira de Sapateado, previsto para 2020.
Luciana é integrante e uma das diretoras e coreógrafas do Tap New Generation, reunião de bailarinos brasileiros de diversos estados do Brasil. É também sócio-diretora da Academia Tereza Petsold em Nova Iguaçu/RJ e membro da comissão artística do SPDRJ.

Marcela Castilho

MARCELA CASTILHO é carioca da gema e iniciou seus estudos em dança aos 5 anos na Academia Corpus nas modalidades de ballet, jazz e sapateado, participando de diversos festivais. Em 2002-2003, trabalhou como bailarina no Ringling Bross and Barnum and Bailey nos EUA, e fez vários workshops em cidades como: Nova Iorque, Boston, Chicago, Washington, etc. Em 2007, se formou na Faculdade de Dança da UniverCidade e logo após fez Pós Graduação em Psicomotricidade na Castelo Branco. Participa de bancas de provas de sapateado pelo Sindicato da Dança do Estado do Rio de Janeiro. Marcela ministra cursos de sapateado para professores no CAP, WCODA e outros locais onde é convidada. Atualmente é professora e diretora do CODA Escola de Dança.

Mark Lambert

MARK LAMBERT, guitarrista, cantor, compositor e arranjador norte-americano. Durante a década de 90, Lambert foi diretor musical da cantora Astrud Gilberto, um dos maiores ícones da Bossa Nova no exterior. Outras colaborações, em palco e no estúdio, incluem Ivan Lins, Michael Brecker, Bebel Gilberto, Eliane Elias, Milton Nascimento, Chris Potter, Meatloaf, Bob Mintzer, Erasmo Carlos, Toninho Horta, Zé da Velha, Silvério Pontes, etc. Entre 2001 e 2009, integrou a banda de Ute Lemper, cantora cult alemã radicada em NY. Lançou diversos CDs e lidera a mini big-band Mark Lambert & Orquestra Radio Swing.

Maud Arnold

MAUD ARNOLD é membro da Syncopated Ladies, com a qual já se apresentou em Los Angeles, NYC, DC e Dubai. Maud participou do Good Morning America do ABC e do Essence Fest em Nova Orleans, depois que o vídeo cover de Beyoncé’s Formation se tornou viral. Beyoncé compartilhou o vídeo em todas as suas mídias sociais e contratou as Syncopated Ladies para se apresentar em seu lançamento da linha de roupas no TopShop, em Londres.
Maud tornou-se uma professora, jurada e performer solicitada em várias partes do mundo. Tendo como mestre Debbie Allen, lecionou na Debbie Allen Dance Academy em Los Angeles e no Allen's Dance Institute no Texas. Além dos EUA, ministrou workshops de sapateado e Afro-Funk em Dubai, Brasil, Japão, Espanha, Reino Unido, Croácia, Ucrânia e Rússia.
Na televisão Maud participou do The Late Late Show With James Corden, The Today Show e Syncopated Ladies winning Season 11 do So You Think You Can Dance: Dance Crew Battle na FOX, além de comerciais e anúncios inclusive ao lado da Beyoncé.
Maud Arnold também é codiretora e produtora do aclamado DC Tap Festival, em Washington.

Melissa Tannús

Michelle Dorrance

MICHELLE DORRANCE é fundadora e diretora artística da Dorrance Dance, uma das sapateadoras mais procuradas da sua geração e "uma das mais imaginativas coreógrafas de sapateado atuante" (The New Yorker). Vencedora de MacArthur Fellow 2015, do Alpert Award 2014, e do Jacob ‘s Pillow Dance Award 2013, Michelle performa, leciona e coreografa em todo o mundo.
Com Gene Medler como mestre, Michelle cresceu a atuou com o North Carolina Youth Tap Ensemble e desde então tem atuado em grupos como: STOMP, os ti dii de Savion Glover, Manhattan Tap, Barbara Duffy & Co, JazzTap Ensemble, Opus One original de Harold Cromer e Charlie's Angels/Chasing the Bird de Jason Samuels Smith. Suas coreografias foram apresentadas em palcos de todo o mundo, bem como num curta-metragem de alta costura para a linha de Outono 2011 de Tabitha Simmons.
Michelle encarna uma verdadeira paixão pelo ensino e se esforça para compartilhar essa paixão onde quer que ela vá. Ela possui um Bachelor of Arts da NYU, tocou baixo para Darwin Deez, dá aulas no Broadway Dance Center, é representante da Capezio e foi destaque nas capas da Dance Magazine e Dance Teacher Magazine.

Panmela Tadeu

PANMELA TADEU começou seus estudos em dança no Uai Q Dança em Uberlândia (MG) em 2000. Em 2006, se tornou professora e coreógrafa de sapateado e hip hop e vem, desde então, construindo sua identidade profissional como sapateadora e artista da dança. Ela trabalha arduamente como coordenadora da escola e dos projetos que desenvolve, pois acredita que o Uai Q Dança é hoje um espaço de arte e cultura importante para a cidade de Uberlândia. Além disso, começou em 2008 sua pesquisa em dança contemporânea. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia e é mestre pela mesma instituição. Acaba de lançar o livro “A dança contemporânea em Uberlândia (1980-2001): um cenário inicial.” através do Programa Municipal de Incentivo a Cultura da cidade em que reside. Compõe também a direção do grupo de sapateadores Tap New Generation e tem viajado muito no Brasil e fora para compartilhar seu amor pela arte do sapateado.

Patrícia Carillo

PATRÍCIA CARILLO é professora e coreógrafa, graduada em educação física pela UniverCidade do Rio de Janeiro. Foi recentemente certificada no terceiro nível pelo Tap Teacher Training da American Tap Dancing Foundation de New York, tornando-se a primeira sapateadora brasileira, até então, a concluir os três níveis desta formação. Diretora e professora da Academia do Tap, Patrícia leciona também no Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM). Integrou diversas companhias como a Orquestra Brasileira de Sapateado (OBS), Só de Sapato Produções, Cia Claquetes e Grupo Talhe. Atualmente integra a Comissão Artística de Sapateado do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro, além de atuar como júri e professora em diversos festivais de sapateado no Brasil.

Patricia Taranto

PATRICIA TARANTO é sapateadora, professora e coreógrafa, formada em dança pela Faculdade da Cidade (RJ), com especialização na School of Dance Education/Performing Arts International–New York University (NY). Integrou o programa de bolsas de estudo de dança da Steps on Broadway (NY), onde estudou com grandes nomes do sapateado e da dança mundial. Integrou a Orquestra Brasileira de Sapateado, como sapateadora/atriz, coreógrafa e professora. Coreografou o musical "O Passarinho e a Borboleta" e “Meu Amigo Bobby”. Fez parte do elenco e coreografou diversos programas da Rede Globo, dentre eles “Gente Inocente”, “Hoje é Dia de Maria”, “Abertura do TV Xuxa” (2007) e o programa “Pé na Cova” (2013). Com diversos trabalhos coreográficos premiados em festivais de dança no Brasil, incluindo 1º Lugar no Festival de Dança de Joinville, Patrícia é diretora da Escola de Dança “La Danse Art & Cia” além de ministrar cursos e workshops de sapateado em diversos encontros e festivais, como o Tap in Rio (RJ), Encontro dos Ritmos (SJC), Floripa Tap (SC), Copasetic (RJ), Sonoros (RJ) entre outros. Atualmente também produz eventos e workshops de dança e faz parte da Comissão Artística de Sapateado do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ (SPDRJ).

Pedro Paulo Bravo

PEDRO PAULO BRAVO teve como mestres grandes nomes da dança como: Adriana Salomão, Brenda Bufalino, Chloe Arnold, Heather Cornell, Sarah Reich, Jason Samuels Smith, Steven Harper, entre outros.
Participou de diversos programas de TV e festivais como Danzamérica, na Argentina; Festival de dança de Joinville (vencedor na categoria Solo de sapateado sênior); Tap City (NY); além de realizar cursos na Steps on Broadway, Broadway Dance Center e American Tap Dance Foundation, nos EUA.
Pedro lecionou em importantes festivais de sapateado, como Tap in Rio, Encontro dos ritmos, Tap day, Sapateia Brasília entre outros. Diretor do Festival Copasetic, é atualmente também professor na Company Dance Center e Studio Giselle em SP, além de ministrar workshops dentro e fora do país.
Esteve em musicais como Cantando na Chuva e Os produtores e participou do primeiro concerto de musicais do Brasil, sob direção do Maestro Marconi Araújo além de integrar o ensemble da cantora Sarah Brightman, na sua turnê mundial Hymn, em 2018.

Roxy King

ROXY KING é sapateadora, professora, estudante e diretora de uma companhia de sapateado baseada em Washington D.C. Roxy teve como principal local de estudos a Metropolitan School of the Arts, onde também ministra aulas de sapateado. Atualmente é diretora artística da DynaMYTE, a companhia júnior do Metropolitan Youth Tap Ensemble (MYTE). Como membro da MYTE, teve a oportunidade de viajar pelo país, tendo aulas e atuando em festivais de sapateado. No Brasil, Roxy lecionou no Tap In Rio e no festival The Tap Show, além de workshops em diversas cidades o país. Nos Estados Unidos, foi professora em festivais como o Riff, em Dallas Texas, e no D.C. Tap Festival. Em 2017, Roxy teve a maravilhosa oportunidade de participar do Jacob's Pillow Tap Program, dirigido por Michelle Dorrance e Dormeshia Sumbry-Edwards, juntamente com outros 24 participantes. Mais recentemente, ela apareceu como dançarina do flash mob na primeira temporada de A Black Lady Sketch Show na HBO.

Samanta Varela

SAMANTA VARELA, sapateadora, coreógrafa, diretora artística do Centro de Artes DanSoul em São José dos Campos, SP, é idealizadora e realizadora do Encontro dos Ritmos desde 2011. Atuou como diretora de sapateado da Academia Cristina Cará de 1996 a 2018. Como sapateadora já se apresentou em grandes palcos pelo mundo, como o Peter Norton Symphony Space na Broadway (NYC), o Museu de Arte Contemporânea de Chicago e o Teatro Municipal de São Paulo. De 2008 a 2010 integrou o grupo de sapateado "KS", dirigido por Kika Sampaio. Como coreógrafa obteve a indicação de coreógrafa revelação no Festival de Dança de Joinville em 2006, e o premio de coreógrafa destaque em 2005 e 2007, no Festidança. Fez trabalhos coreográficos para vários grupos pelo Brasil, entre eles Katados por Aí e Projeto F.A.M.A de Minas Gerais. Como professora já formou várias gerações de sapateadores e ministra o curso a Arte de Ensinar, destinado a professores de sapateado. Está sempre se atualizando e em julho de 2019 recebeu o Certificado (Level 1) do Programa Tap Teacher Training, realizado em Nova Iorque e produzido pela American Tap Dance Foundation (ATDF).

Steven Harper

STEVEN HARPER, sapateador, coreógrafo, professor e produtor, é uma das personalidades mais importantes no desenvolvimento e afirmação do sapateado no Brasil, onde morou por quase 30 anos. Reconhecido internacionalmente, ele divide atualmente seu tempo entre a França e o Brasil. Lecionou e apresentou espetáculos em mais de 10 países da América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio. Dirige desde 2002 o festival Tap in Rio, em parceria com Adriana Salomão. Lançou em 2015 o livro "Profissão Bailarino, Raio-X de uma paixão", publicado pelo Sindicato do profissionais da dança do Rio de Janeiro.

Thiago Marcelino