Homenagem Tap in Rio

A cada ano o festival homenageia uma personalidade, ou instituição, que se destaca por sua contribuição e incentivo à arte do sapateado no Brasil. A homenagem será prestada oficialmente na “Noite de performances”.

E a Homenagem Tap in Rio 2017 foi para CLÁUDIO FIGUEIRA!!Cláudio Figueira 2

Produtor, Diretor, professor, bailarino, coreógrafo e ator com 21 anos de produções teatrais e 32 anos de carreira, Cláudio Figueira iniciou sua carreira como bailarino na Cia de Dança Vacilou Dançou de Carlota Portela, Cia de Dança Renato Vieira e Ballet da Cidade de Niterói. Em 1995 fundou a sua própria companhia de dança, a Só de Sapato Cia. de Dança. Montou com essa companhia de sapateado diversos espetáculos profissionais, se apresentando em diversas cidades brasileiras.

Apaixonado por musicais começou a sapatear aos 14 anos de idade, por causa dos filmes de Hollywood na Sessão da tarde na televisão. Quando fundou a sua Cia. de dança, começou a escrever espetáculos musicais de sua autoria, unindo atuação, canto e dança. Vários produções suas foram montados no Brasil e em Portugal. Seu amor pelo sapateado se tornou uma marca registrada em seus espetáculos, já que em todos eles existem coreografias de sapateado. Mesmo nos musicais da Broadway que ele dirigiu e coreografou aqui no Brasil, foram criadas coreografias de sapateado.

Como professor, lecionou sapateado e dirigiu a Escola de dança Corpo Livre no Rio de Janeiro. Em sua carreira internacional, participou de diversos festivais de dança nos Estados Unidos e Europa, atuando como professor e bailarino.

Cláudio criou também o Tap Encontro, um festival de sapateado que produziu por 10 anos no Rio de Janeiro, trazendo grandes companhias e mestres do sapateado mundial para lecionar e se apresentar no Festival.

 

DEPOIMENTOS (mande o seu para tapinrio@gmail.com)

Claudio, querido amigo!!

Como estou feliz com essa homenagem, tenho uma imensa admiração por você, tanto como profissional quanto como pessoa! Meu primeiro partner, como aprendi com você!!! Sou muito grata, porque no início da minha carreira, Deus colocou alguém tão especial e com um lindo coração ao meu lado. Com você aprendi muito mais que passos, aprendi que generosidade e amor podem conduzir um grupo de dança e as pessoas com resultados incríveis!!! Você é um amigo muito especial que ocupa grande espaço no meu coração!!! Claudinho, desejo que Deus abençoe seus sonhos, projetos e seu coração, que Ele conduza sempre seus passos!!! Com carinho, Pat Taranto

 

Homenageados Tap in Rio de todos os tempos (vide a galeria)

2016: Chloe Arnold

2015: Catsapá e Tânia Nardini 

2015 – Homenagem especial para Steven Harper

2014: Marchina

2013: Kika Sampaio

2012: Valéria Pinheiro

2011: Amália Machado

2010: Christiane Matallo

2009: Flávio Salles

2008: Stella Antunes